dezembro 17, 2009

COP15: 36 hours left

Negociações estão praticamente paradas - 16/12/2009

Foi um dia para esquecer em Copenhaga. Um dia praticamente perdido, quando faltam apenas 48 horas para o fim da conferência da ONU que deverá definir o próximo passo internacional contra as alterações climáticas. Ao princípio da noite, as negociações estavam praticamente paradas, em consequência de entraves levantados ao longo do dia.

Logo de manhã, as notícias já não eram boas. Representantes de 192 países tinham estado reunidos a noite toda para tentar desbloquear os principais pontos de conflito para decisões centrais em Copenhaga. Mas sem resultado. Nada estava decidido sobre o essencial: novas metas de redução de emissões de CO2 para os países desenvolvidos, acções para limitar o crescimento de emissões dos países em desenvolvimento, financiamento às nações mais pobres, o futuro do Protocolo de Quioto.

Sem avanços, a presidente da conferência, a dinamarquesa Connie Hedegaard, tentou dar um passo à frente e anunciou que proporia novos textos para serem discutidos. Ao invés de progresso, a iniciativa resultou em bloqueio.

A succession of world leaders, including Gordon Brown, are due to address the summit today as troubled negotiations for a climate deal are on the brink of collapse. Meanwhile, angry activists outside the conference venue ponder their next move - Follow live updates

Sem comentários: