outubro 27, 2007

Shock Doctrine - Naomi Klein

Naomi Klein, autora de No Logo, um dos livros mais importantes no movimento anti-globalização publicou recentemente o seu novo livro: The Shock Doctrine - The Rise of Disaster Capitalism.

O livro aborda a expansão do capitalismo e mercado livre em situações de desastres naturais (como o furacão Katrina em 2005), de terrorismo (WTC em 2001) ou de conflitos bélicos (Iraque, 2003) e como estas situações contribuem para criar um sentimento de choque/pânico na população geral, permitindo desta forma passar nova legislação e alargar a privatização das economias sem grande resistência.

"Em New Orleans é a privatização do sistema de educação, das escolas e do sistema de habitação público [governo paga a empresas privadas para fornecerem estes serviços]. Depois do 11 Setembro foi o lançamento de uma nova economia de privatização dos serviços de segurança/de resposta a desastres, e no Iraque é a economia Blackwater [empresa americana contratada pelo Governo para fornecer mercenários para ocupar o papel do exército americano] - o pior a situação fica, mais a guerra se torna privatizada e permite maiores lucros às empresas contratadas" afirma Klein.

"O problema não são as empresas retirarem proveitos; é isso que esperamos das empresas. O problema são os políticos que pensam que o Governo deve ser um multibanco e simplesmente transferir riqueza para os seus amigos em troca de contribuições para as suas campanhas políticas" continua Klein. É este aproveitamento da ilusão do "free market" que Klein aborda no livro: cada vez mais se reduzem os serviços prestados pelo Governo, para passar para uma situação em que o Governo paga a empresas privadas (propriedade dos "amigos" dos políticos) para prestar esses mesmos serviços.

Conclui Klein: "A ironia é que é a ideologia do mercado livre que é utilizada para impulsionar esta visão para diante que não tem absolutamente nada a ver com essa ideologia: não é livre para todos, apenas para as corporações contratadas."

Podem ver seguindo este link um excerto de uma entrevista de Naomi Klein ao programa Real Time with Bill Maher:

Sem comentários: