Com a rejeição do plano Bailout de Paulson pelo congresso,
a bolsa de NY sofreu hoje a maior queda de sempre, maior que a verificada há 2 semanas.
Entretanto em Portugal, ainda temos quem veja nisto uma oportunidade para escrever sobre as maravilhas do "mercado livre", da mão invísivel de 1776 (!), ou defender que isto é tudo normal e será corrigido pelo próprio sistema. Para não falar da hipotese de privatização da CGD ou de financiamento da Segurança Social através dos mercados financeiros - ideias brilhantes sem dúvida, não fosse o pequeno facto do contexto actual.
"A presente crise nada tem de extraordinário. Como os furacões que assolam regularmente a costa americana, o susto da catástrofe é duro mas não deve gerar previsões drásticas ou medidas radicais. Enfrentado o tufão, reconstrói-se e regressa-se ao normal."
A "crise" não é o sinal da crise do liberalismo, mas sim do seu normal funcionamento, em sociedades e economias que incorporam o risco e os custos como parte do seu funcionamento normal, das regras do jogo dessa mão que Adam Smith dizia ser "invisível".
Está na altura de reverem esses manuais empoeirados. Já passamos a fase da teoria, os resultados estão à vista de qualquer um disposto a deixar os filtros/palas em casa.